Em 2010 a Microsoft decidiu entrar no mercado de sistemas Mobile com o Windows Phone, uma entrada tardia, já que o sistema iOS da Apple estava no mercado desde 2007 e o Android da Google chegou em 2008.
Quando o Windows Phone chegou ao mercado, o iOS e o Android já estavam consolidados no mercado, com sistemas bem completos e um publico fiel, mesmo assim a Microsoft achava que poderia ter um espaço neste mercado, e com isso chegou o Windows Phone 7.
O Windows Phone 7 era um sistema bem diferente do Android e iOS, tinha o conceito de live tiles com a Home inundada de blocos grandes coloridos com um fundo preto.
Logo de cara conseguiu algumas boas parcerias com Samsung, HTC e outras fabricantes de smartphones, mas foi em 2011 que feio o grande pulo com a parceria com a Nokia, grande fabricante de celulares e com uma legião de fãs fieis da marca.
Mas ainda que a parceria com a Nokia parecesse uma boa ideia, a mesma também carecia de uma boa participação no mercado Mobile, já que não tinha adotado o Android e o Symbian não atendia muito bem a demanda do mercado naquele momento e ao que parecia não ia atender no futuro.
Anos se passaram, o Windows Phone foi ganhando mais e mais funções e foi a cada dia se tornando um sistema melhor, mas ainda carecia de grande adoção do publico consumidor que ainda preferia smartphones com Android e iOS, e nisso sofria as duas, a Nokia e a Microsoft.
A Nokia não conseguia vender bem a linha Lumia e a Microsoft não conseguia emplacar o sistema Windows Phone já que outras fabricantes já não estavam fazendo smartphones com o sistema, justamente pela baixa adoção do publico.
A Microsoft tentava de todo jeito mostrar que o sistema era atraente, mas nada adiantava, em 2013 o então CEO da Microsoft anuncia a compra da divisão de Smartphones da Nokia. A compra não foi bem vista pelo mercado, visto que todos previam que a marca Nokia ia desaparecer do mercado Móvel.
Neste momento quase nenhuma fabricante, fora a própria Nokia, lançava smartphones com sistema Windows Phone e a cada nova noticia do sistema o mundo móvel era separado entre o “Agora vai, Microsoft tá fazendo o certo” e o “Não vai dar em nada, vai continuar vendendo mal”.
Se passou mais algum tempo e o coro de “vai continuar vendendo mal” estava ganhando, o sistema simplesmente não deslanchava, mesmo com suas inúmeras qualidades.
E agora chegamos ao ponto onde a Microsoft anuncia um grande corte de funcionários na unidade da Nokia na Finlândia e um grande prejuízo nos cofres, já que haverá diminuição de investimentos e a compra da Nokia nunca se mostrou lucrativa ou até mesmo uma boa compra.
Mas o que aconteceu pro sistema nunca dar certo? Os motivos são vários e vou tentar listar alguns.
- Adoção nula de desenvolvedores
Você já usou snapchat no Windows?
Quanto tempo levou pra ter uma versão final do Instagram pro Windows?
A lista é grande, por mais que desenvolvedores digam para os 4 cantos do mundo que acham o Windows um bom sistema, ninguém mostrou realmente vontade de fazer algo para sua versão Mobile.
Seja pela baixa adesão do sistema, que fazia que o investimento em desenvolvimento não valesse a pena, seja porque todos os profissionais já estavam acostumados a desenvolver para iOS e Android e o retorno de investimento nesses sistemas era mais certo. - Baixa adoção do Google
Seria baixa ou nula o termo mais correto?
O Google nunca mostrou disposição em disponibilizar apps dos seus serviços no Windows
Google Drive? Youtube? Google Maps? Nada estava disponível para o sistema Windows, caso o usuário precisasse usar serviços Google, teria que usar apps de terceiros que muitas vezes eram incompletos, tentar pelo navegador do sistema ou ficar a ver navios.
E como muita gente mantém todos os seus dados nos serviços Google e havia pouca razão para migra-los os serviços Microsoft (OneDrive, Outlook.com, Office365…) o sistema sofria muito.
O meu caso é este, uso praticamente todos os serviços Google e não vejo razão pra mudar, logo comprar um smartphone com sistema Windows era sempre a ultima alternativa, quando ela era considerada. - Poucos smartphones no mercado rodando o sistema Windows
As pessoas compram aquilos que eles veem, mas quando se chega em uma loja e vê 30 smartphones rodando Android , 2 versões de iPhone rodando iOS e um rodando Windows escondido no meio desses todos, é difícil justificar porque a pessoa deveria comprar o smartphone com Windows, tópicos como Performance e câmera do celular ficam em segundo plano, porque são comparações que podem ser feitas sem incluir aquele único smartphone com Windows da loja.
Como a Microsoft carecia de parcerias para lançar smartphones com Windows já que raramente saia algum que não fosse da Linha Lumia que agora pertencia a própria Microsoft, e mesmo os Lumia eram lançamento minguados e muito espaçados, as pessoas simplesmente não lembravam dele.
Qual a saída da Microsoft?
Com todo esse cenário tenebroso, qual seria a saída da Microsoft?
antes de mais nada a Microsoft precisa reconhecer os erros, e sair do mercado de sistemas móveis e focar somente em serviços.
Os serviços Microsoft são muito bons, o Office 365 e tão completo quanto o Office que você compra em caixa nas lojas, o OneDrive é muito bom e tem planos bem completos, a Cortana funciona muito bem e tá cada dia melhor, fora estes tem outros serviços, e todos funcionam muito bem e estão disponíveis para iOS e Android e tem boa adesão nestes sistemas.
Eu não vejo como salvar este barco, foram muitas decisões errada feitas juntas, que no final só fizeram a Microsoft sangrar bilhões e no final não deu resultado positivo de praticamente nenhum ponto de vista.
“Ah, mas ai vão abandonar totalmente o Windows 10 no Mobile?”
Você vê outra saída?
