A OpenAI anunciou recentemente que ainda este ano vai lançar a loja de apps do ChatGPT. E o que isso representa, na minha visão, é (mais) uma revolução: qualquer pessoa ou empresa poderá criar seus próprios apps diretamente dentro do ChatGPT, aproveitando a base de pessoas usando o GPT, que já passa de centena de milhões.
O potencial
Imagine abrirmos o ChatGPT e dizer:
“Use o CRM aqui da empresa e me resuma o que vendemos para o cliente X nesse ano” ou “Use o app do meu banco e faça um pix para tal pessoa”
Ou ainda pegando um app simples da Dab Lab, “Use o AgendaPsi e me liste os últimos pagamentos que recebi dos meus pacientes esse mês”.
É isso que esta se desenhando. Com os ChatGPT Apps, qualquer serviço poderá estar disponível num ambiente com cara de conversa. E o GPT pode passar a ser a nossa principal interface nos telefones e computadores.
E no mundo corporativo também. O painel principal de todos os funcionários de uma empresa pode ser o ChatGPT e lá ele consultar o SAP, o Salesforce, o Workday ou outros sistemas feitos em casa.
O que tem agora na prática
Na prática, o que se tem hoje ainda são os Custom GPTs (lembra deles? eu até criei alguns mas na prática eles só super-prompts) mas que agora tem Actions, o que já permite conectá-los com APIs externas.
Funciona? Mais ou menos…
Passei 2 dias tentando conectar o meu app AgendaPsi, feito em FlutterFlow e com backend em Supabase. Em teoria, bastaria criar uma Action para fazer uma conexão via login Google, buscar pacientes em uma API e listá-los no GPT.
Levei horas entre autenticações, callbacks, chaves, permissões, janelas do Google que não abriam…até desistir. Se fosse fazer algo equivalente num n8n teria feito em 1 hora.
Mas o que eu acho que vem por aí
Eu acho que esse mecanismo ainda não está maduro o suficiente, mas em breve vai estar. E quando a loja for aberta, esse processo de criação e conexão de apps com backends vai ser mais simples, melhor documentado e mais suave.
E quando isso acontecer, o impacto vai ser tipo (ou até maior) do que o lançamento da loja da Apple em 2008 que, na época, transformou o iphone de um aparelho para um ecossistema.
O ChatGPT já tem essa base de gente usando, mas por enquanto, é um grande resolvedor de problemas individuais.
Quando tiver apps, vai permitir a resolução de problemas coletivos, várias pessoas, ou lados de um negócio resolvendo problemas, demand-supply, vendedor-comprador, loja-cliente, colaboração entre times…tudo a partir da tela em branco do ChatGPT.
Meu plano para testar esse modelo é, assim que for de fato viável, criar uma interface no GPT para todos os apps que tenho criado na Apple.
