Como garimpar roupas em brechó? Comprar peças de segunda mão ajuda o planeta




Estamos vivendo em um período de consumismo excessivo, com roupas cada vez mais descartáveis. Esse ritmo acarreta uma enorme demanda por recursos naturais, muita poluição e injustiça social.


Foto: Redação Planeta




Se você quer comprar roupas que não agridam tanto o planeta, comprar de brechós pode ser um bom começo. Thaís Campione, dona do Criatura Vintage, dá seis dicas para quem quer aprender a garimpar boas peças.


Foto: Redação Planeta




“A dica mais importante é ir com tempo. Todas as vezes que fui garimpar meio que passando rápido, não tive muito proveito. Você precisa tirar um tempo para desbravar as araras”, conta Thaís.


Foto: Redação Planeta




“É legal ter em mente o que você está procurando: é uma calça de alfaiataria? Um vestido? Uma blusa? Qual tipo de blusa? Sabendo isso, você já vai com um olhar um pouco mais direcionado”.


Foto: Redação Planeta




“Saber qual cor e/ou qual tipo de tecido você gosta, vai te ajudar na hora de desbravar as araras. Mesmo se tiver tudo espremido, você já bate o olho na peça e puxa o cabide para conferi-la melhor”.


Foto: Redação Planeta




“Já peguei muitas coisas que pareciam estar maravilhosas, mas quando cheguei em casa vi que tinha um rasgo em um lugar que não dava pra arrumar. Com o tempo, fui aprendendo a fazer uma checagem geral em todas as peças”.


Foto: Redação Planeta




“Se na checagem você perceber que tem uma partezinha descosturada, mas se o valor da peça, a importância dela, ou o quanto ela vai durar valer a pena, arrume ou leve para uma costureira. O mesmo vale para ajuste de tamanho”.


Foto: Redação Planeta




Garimpar roupas é muito diferente de simplesmente entrar em uma loja comum para comprar. A não ser que seja um brechó que já tenha uma boa curadoria. Nesse caso, pode ser que as peças não sejam tão baratas, mas você vai ter algo único e sustentável.


Foto: Redação Planeta

Leave a Reply